Lendo agora:

0

146. Cidade de Deus

6 de janeiro de 2012


Título Original: Cidade de Deus
Gênero: Drama, Policial, Nacional
Direção: Fernando Meirelles
Roteiro: Bia Salgado, Bráulio Mantovani, César Charlone, Inês Salgado, Paulo Lins
Produção: Walter Salles
País de Origem: Brasil
Estreia: 18 de Maio de 2002
Duração: 130 minutos
Com: Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino

Cidade de Deus funciona como filme nacional essencial para se assistir em qualquer hora em qualquer lugar, acima de tudo pelo nível que não vemos há muito tempo nos filmes brasileiros e até mesmo nos internacionais.

Para quem tem preconceito com o cinema nacional tem preconceito com o próprio país, o que é bem irônico, caso alguém pergunte em que país você mora e você dizer Brasil, a primeira coisa que virá em sua cabeça são as cenas fortes desse filme. Ironicamente o filme faz sucesso em cima do nosso maior fracasso, a violência.

Mas o que torna cidade de deus um bom filme não é o fato dele ser brasileiro e contar a verdade a cima de tudo, e sim o conjuro técnico. A montagem e edição desse filme beira a perfeição, com uma linguem unica quase documental. Assistir cidade de deus é como acessar a Wikipedia, e ir pulando de artigo em artigo para entender um assunto central. Assim como numa das primeiras frases do filme: "para eu contar a historia da cidade de deus, eu tenho que contara historia do Cabeleira, mas para contar a historia do cabeleira eu tenho que contar a historia do trio ternura", e a edição conseguiu deixar esse documentário tão leve que nos esbaldamos nas cenas e imagens e nem lembramos que todos esses fatos aconteceram de verdade, e que muito mais que um filme ou um documentário estamos assistindo uma matéria jornalistica.

Para os mais novos [(nascidos depois de 90)(como eu)] foi uma grande surpresa ver no final do filme, durante a subida dos créditos, recortes de jornais e até entrevistas com os homens que foram retratados aqui. Assim cidade de deus é um filme leve e objetivo, apensar dos inúmeros palavrões e também da não da historia não ser contada de maneira 100% linear, sabemos da historia da época que o próprio diabo conseguiu dominar a cidade de deus, sem nem saber a real "importância" de Zé Pequeno.

Rodado integramente nas favelas cariocas, em 2001 a violência era muito maior que hoje em dia, e assim aprodução do filme teve que pedir permissão para os traficantes e criminosos locais para agravação do longa, e assim o diretor criou a ONG "nós do cinema". a iniciativa foi tão boa que apenas um dos atores eram atores profissionais, Matheus Nachtergaele. E o sucesso de vários atores que começaram no filme vemos trabalhos seus até hoje.

Ganhador de inúmeros prêmios pelo mundo, o filme retrata uma das perguntas mais comuns que todo jovem que nasce nesse meio se faz: seguir o caminho estreito da honestidade, ou aproveitar o largo caminho do crime? mas isso não importa muito, se você mora na favela, você já está envolvido como vemos na primeira cena do filme quando o protagonista se encontra entre os bandidos e a policia... Não adianta correr.

Filme obrigatório na film list de qualquer pessoa não apenas pela linguem pop que o filme tem, e também não só pela mensagem social que o filme passa, muito menos pelo roteiro, personagens e tudo... Assista simplesmente porque o filme é bom.


LI'L DICE IS MY DICK!
MY NAME NOW IS LI'L ZÉ!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 Comentários:

Postar um comentário

Poltrona Numerada disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos post postados por aqui.

Partilhe seus conhecimentos de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar nossas normas.

Todos os comentários serão lidos e respondidos o mais breve possível.

 
Copyright Poltrona Numerada 2010-2011
Revive Red 'Blogger template' by Introblogger