Lendo agora:

1

45. Taxi Driver

9 de março de 2011

Título Original: Taxi Driver
Gênero: Drama, Policial, Thriller, Noir
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: Michael Chapman, Paul Schrader, Ruth Morley
País de Origem: EUA
Estreia: 08 de Fevereiro de 1976
Duração: 113 minutos
Com: Robert De Niro, Jodie Foster, Cybill Shepherd

"10 de Maio.
Ainda bem que a chuva lavou a imundíce das ruas. [...] todos os animais aparecem de noite prostitutas, vigaristas, bichas, puxadores, traficantes, imorais corruptos. Tomara que um dia caia uma chuva de verdade para limpar essa escoria das ruas"

Conhecemos Travis Bickle(Robert De Niro), jovem fuzileiro de 26 anos, que volta para nova york depois da guerra. Por causa de sua insônia que não o deixa dormir nem de noite nem de dia, ele resolve trabalhar como motorista de taxi. Assim ele descobre o quão podre a cidade de nova york é.

Travis é um homem perturbado e com forte tendência a violência. Ele é um homem sozinho e o que ele mais deseja é fazer alguma coisa de sua vida, afinal ela tem que ter algum propósito. E por ser um homem muito solitário e que não consegue dormir ele pensa bastante sobre isso durante todos os dias.

O plano A começa com sua pequena obsessão em uma mulher que trabalha como voluntária na corrida eleitoral do senador Chales Palantine chamada Betsy(Cybill Shepherd). Seu plano de se tornar normal e fazer alguma coisa de sua vida começa quando, finalmente depois de dias e dias olhando Betsy trabalhar, vai falar com ela e a chama para sair.

Ao mesmo tempo, contrapondo com essa pureza de Betsy, ele se encontra com uma menor prostituta de apenas 12 anos chamada Iris(Jodie Foster). E mesmo com as coisas dando certo com a mulher, ele sente que esse dever de fazer algo de importante de sua vida tem a ver com essa garota que ele sente que está sofrendo nesse lixo de mundo também.


Mas tudo com Betsy  vai por agua a baixo quando ele a leva para ir no cinema, e como o grande solitário que é, a leva no único cinema que conhece... Um cinema pôrno. Depois disso o grande "boi" que a garota estava dando para o "loser" do Travis vai por agua a baixo, e depois dessa ela não quer o ver nunca mais.

O que faz o taxista perceber que aquela santidade e limpeza imune a sujeira de nova york da garota era de mentira, que ela era só mais uma garota suja no meio de um mundo sujo. então ele começa a pensar em seu plano B, que envolve a tal da limpeza que ele tanto pensa durante seus dias.

Caso você ainda não viu o filme, abaixo contem spoilers sobre o final do filme. Por isso leia por conta e risco. Mesmo assim o poltrona numerada indica fortemente esse filme então procure essa obra prima do diretor Martin Scorsese e veja logo!

O plano do taxista é basicamente matar o candidato presidencial, senador Palantine, mas seu atentado não dá certo o que o faz fugir. O plano perfeito que tinha pensado a semanas deu errado deixando-o muito frustrado, mas ele tem que fazer alguma coisa, então ele vai atrás do cafetão da menor prostituta. Fazendo uma chacina no motel matando 3 pessoas sendo eles os dois cafetões e um "cliente" salvando assim a garota. Logo a limpeza que ele sempre quis fazer na cidade de nova york foi concluida com mérito.

Então no final do filmes nós faz pensar sobre a linha tênue entre o que é ser vilão e ser um herói.
E fica a grande duvida se aquele final é um sonho pós morte do taxista ou se aquilo realmente foi real. Afinal Travis Bickle sobreviveu ou não?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 Comentários:

Anônimo disse...

Thankѕ for your maгνеlous posting!

I definitelу enjoyed reading it, уоu mіght bе a great аuthoг.
I will make sure to boοkmark youг blog and ωill often сomе back in the future.
I want to encοurage that you contіnuе your
great pоѕts, have a nicе hοliday ωeeκend!
My web-site : mini laptop

Postar um comentário

Poltrona Numerada disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos post postados por aqui.

Partilhe seus conhecimentos de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar nossas normas.

Todos os comentários serão lidos e respondidos o mais breve possível.

 
Copyright Poltrona Numerada 2010-2011
Revive Red 'Blogger template' by Introblogger